O 15M é, e foi sempre, mais uma mobilização social do que um movimento social, constituído como é por uma diversidade riquíssima de protagonistas cujas as fronteiras dificilmente poderão ser delineadas. Fruto de uma confluência de actores, anima igualmente uma multitude de intervenções. Surge assim a Afinidade Rebelde e o projecto de um journal …
No dia 15 de Maio, um journal apareceu em espanha (tiragem 500,000, gratis), elaborando as bases de uma sociedade autogerida. O journal explora tanto a teoria como a pratica de autogestão, com a finalidade de contribuir para a creação de comunidades autónomas, livres do estado e do capital.
15 M is and always was a social mobilization more than a social movement, comprised of a rich diversity of protagonists whose borders are difficult to trace. The result of a confluence of actors, it also animates a multiplicity of interventions. And so Rebel Affinities appears and the project of a newspaper …
On the 15th of March, a newspaper appeared in Spain (500,000 copies, free of charge), laying out the foundations of a self-mananged society. The publication explores both the theory and practice of self-management, with the aim of contributing to the creation of autonomous communities, free of the state and capital.
A pdf version of the publication is available: spanish and soon in portuguese.
https://www.autogestionaos.net/#zoom=5&lat=39.84227&lon=5.9326&layers=TTTTTTTTTTB
A iniciativa é de uma importância significativa, já que aparece como uma primeira tentativa de cartografar, no passado e no futuro, num presente permanente, uma revolução …
The initiative is of some importance, since it appears as the first effort to map, in the past and in the future, in a permanent present, a revolution …
Para além do seu conteúdo, ligações com projectos afins/Beyond its contents, links to projects with which there are affinities …
15M.cc … contar a história do 15M/telling the story of 15M …
Uma nova democracia/A new democracy …
http://www.democraciainclusiva.org/eindex.htm
Economias Alternativas/Alternative Economies … o desemprego como início, e não um fim/unemployment as the beginning, and not the end (ambos os “sites” têm un conteudo vastissimo/both sites have a wealth of material) …
http://marearoja9.wordpress.com/
http://www.economiasolidaria.org/
Agricultura e ecologia …
http://www.dolcarevolucio.cat/es/
http://gruposdeconsumo.blogspot.com/
http://www.somloquesembrem.org/index.php?id=7
Cooperativas …
https://cooperativa.ecoxarxes.cat/
http://cooperativaintegralvalenciana.es/
https://n-1.cc/pg/groups/850966/cooperativa-integral-auzolan-kooperatiba-integrala/
https://n-1.cc/pg/profile/cooperativaintegralriojana
https://n-1.cc/pg/groups/696320/cima-cooperativa-integral-madrilea/
https://n-1.cc/pg/groups/946050/cooperativa-integral-de-len/
Cooperativas de saúde e educação/Health and education cooperatives …
http://www.sumendi.org/castellano/Quienes.html
http://www.otraescuelaesposible.es/ (portal)
Free Universities …
http://universidadpopulardelavapies.wordpress.com/
http://www.universidadnomada.net/
Rebelaos não pretend ser a última palavra, mas mais uma contribuição para um mode ser de revolução permanente/Rebelaos does not pretend to be a last word, but a contribuition to a way of being that is a permanent revolution …